Dia Internacional Nelson Mandela ou simplesmente Dia Mandela é comemorado anualmente dia 18 de julho desde 2009, em reconhecimento à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura de paz e liberdade e luta pela democracia internacionalmente
Rolihlahla Mandela, o primeiro presidente democraticamente eleito na África do Sul, nasceu no dia 18 de julho de 1918, na vila de Mvezo, na África do Sul. O nome “Nelson” foi adicionado durante a escola primária por uma professora, em Qunu. Era um costume dar às crianças na escola um nome cristão. Seu pai, Nkosi Mphakanyiswa Gadla Mandela, morreu quando ele tinha 12 anos.
Com o consenso de 192 países membros, homenageia a dedicação de Mandela a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de gêneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.
Mandela foi preso diversas vezes, enfrentou quatro julgamentos e passou 27 anos na prisão é descrito pela ONU como alguém que “dedicou sua vida a serviço da humanidade” tendo Ganhado Prêmio Nobel da Paz em 1993.
A Apartheid passou a existir formalmente após a Segunda Guerra Mundial no país, quando o Partido Nacional, liderado por descendentes de colonos europeus, chegou ao poder na África do Sul.
Entre 1949 e 1953, os legisladores sul-africanos aprovaram uma série de leis cada vez mais opressivas, que regulavam até atividades cotidianas.
Havia a proibição de casamento entre negros e brancos, divisões da população por cor, reservando os melhores equipamentos públicos para brancos, e a criação de um sistema de educação separado e inferior para negros.
Outro ponto imposto pelo regime era que negros também tinham que usar praias e banheiros públicos diferentes. Os salários também eram desiguais. Foi contra este regime que Nelson Mandela lutou!
A organização ressalta que a data é “uma ocasião para todos agirem e inspirarem mudanças”.